top of page

"Psicólogos fundam Associação e querem regulamentar atendimento online" 
Do Canal Web 7/5/1999

As consultas psicológicas via Internet já causaram muita polêmica. E os psicólogos da Rede acabam de anunciar a fundação da Associação Brasileira de Psicólogos e Profissionais de Saúde Mental On Line (ABRAPSMOL) e criação de um serviço online para regulamentar, orientar e apoiar os profissionais de saúde mental que usam a Internet como
ferramenta de trabalho.
Conforme divulgado pelo Canal Web, o Conselho Federal de Psicologia não reconhece a validade dos atendimentos pela Internet. O Conselho afirmou ainda que os profissionais que se utilizam deste procedimento já foram advertidos por prática ilegal da profissão. A proibição provocou reações entre os terapeutas virtuais, que decidiram montar a Associação. Eles alegam que as teorias utilizadas nos tratamentos online não são as mesmas dos atendimentos convencionais e, portanto, os dois procedimentos não podem ser regulados pelo mesmo órgão. Site relacionado:
http://www.abrapsmol.com.br/ (site desativado)

Esclarecimento sobre a divulgação do Canal Web
O Conselho Federal até a presente data não fez nenhuma advertência aos profissionais que realizam o atendimento psicológico online. Existe uma proibição através de uma regulamentação do uso de serviço via atendimento telefônico, o que não se aplica aos atendimentos online.
As teorias utilizadas nos tratamentos online são as mesmas, com o surgimento de novas temáticas. O que não é igual, é a forma de atendimento e de relacionamento terapêutico.
Os dois procedimentos podem sim ser regulamentados pelo mesmo órgão, só precisa para isso força de vontade por parte dos órgãos responsáveis em se unir a esta nova forma de trabalho.
E é com essa intenção que surge a ABRAPSMOL, de unir e orientar os profissionais de saúde mental online.

bottom of page