top of page

"Sexo Virtual: Por que tantos procuram?"
Por: Daniel Praciano - Editoria de Informática do Diário do Nordeste © - 27/09/99


É preciso ver a pessoa para se sentir atraído ou atraída sexualmente? ‘‘Claro’’, diria o leitor. Mas não é isso que o advogado Barbosa Pontes afirma em seu livro ‘‘Am@nte Virtu@l - sexo sem culpa, sem risco e sem compromisso’’. Para ele, imagens não são necessárias no virtual. ‘‘As pessoas sabem que elas têm que imaginar as outras através do que vão teclando. A identidade tem que acontecer a partir das próprias frases e não como a pessoa se descreve’’.

Mas o que é o sexo virtual? De acordo com a psicodramista, psicoterapeuta e diretora-presidente da Associação Brasileira de Psicólogos e Profissionais de Saúde Mental On Line -ABRAPSMOL (www.abrapsmol.com.br), isto é uma forma interativa de fazer sexo. ‘‘É diferente de fotos e imagens de vídeo, pois nesse meio de comunicação é permitido aos usuários interagir com uma outra pessoa que tenha o mesmo objetivo’’, disse.

Pontes acredita que o sexo via Internet também pode reaquecer relacionamentos falidos. ‘‘Uma mulher que se identificou como sendo de São Paulo afirmou que tinha perdido o apetite sexual pelo marido e o recuperou graças ao sexo virtual’’, disse.

Já com isso, a psicoterapeuta concorda com Pontes. ‘‘Quando você pode romper tabus, liberar fantasias e perceber melhor os outros, isso acaba influenciando nos seus relacionamentos pessoais. Você se coloca em situações outras no virtual e pode vivenciá-las. Dessa forma, pode utilizar no dia a dia, com alguns parâmetros retirados da experiência virtual’’A timidez e a solidão atraem dezenas de internautas para as salas de sexo mas também a curiosidade faz com que os internautas passem horas nos chats de sexo. ‘‘Uma grande maioria tem algum tipo de curiosidade ou fantasia sobre aspectos da sexualidade humana ou da forma de realizar o sexo em si. Saber até se o tipo de sexo que fazem é correto, normal, o que pode ser melhorado, corrigido’’.

Depoimentos - E o que eles dizem nos chats de sexo? Muito palavrão e diversas frases eróticas de baixo calão podem ser facilmente encontradas nestas salas. Aliás, os chats de sexo não são apenas para a inclusão de texto. Há aqueles que trazem fotos como os de Imagens Eróticas, do Universo On Line - UOL.

Nesta sala, encontramos L.N.. Ela, segundo afirmou, é noiva, mas sempre visita o chat de sexo quando seu noivo viaja. Segundo ela, por que ‘‘ele não gosta de chat...’’. Quanto ao sexo virtual, ela afirma que já fez e ‘‘foi muito legal’’. Mas isso não é traição? ‘‘Acho que é sim... Sempre faço apenas com um cara. Porém, no mundo real só fiz com meu noivo’’.
V., de 30 anos, residente em São Paulo, capital, visita as salas de sexo há oito meses. Faz sexo às vezes, mas sem utilizar palavrões. Se considera educado. ‘‘Gosto de conversar inicialmente, depois, parto para uma tentativa de conquista, tudo com muito romantismo... Mas várias vezes só troco idéias e acabo fazendo amizades’’. (DP)

bottom of page