top of page

O Coroa é o cara
Por: Therezinha Pamplona - Site Bolsa de Mulher


Eles têm vantagens imbatíveis: experiência, serenidade, equilíbrio emocional... São os coroas mostrando que debaixo de algumas cascas enrugadinhas, podem estar frutas maduras com um sabor inigualável.

O tempo é implacável, já diriam algumas vovós e outras nem tão vovós assim. De fato, damos o braço a torcer: não há o que controle o passar dos anos quando ele quer agir, para o mal, sobre o sex appeal humano. Mas, convenhamos, quando o ponteiro do relógio resolve caminhar em direção a favor, o efeito é também particularmente arrasador. Harrison Fords e Edson Celularis da vida que nos digam - aliás, que nos provem e comprovem em demonstrações práticas.

Falo com essa empolgação porque já experimentei algumas dessas frutas maduras que deixam a gente maluca com tanta coisa boa dentro da casca já meio enrugadinha: vida sócio-econômica estruturada, equilíbrio emocional, experimentação, paciência, enfim, um luxo. Vivia falando isso pra uma amiga minha, a Dóris, que só pegava garotinho e me enchia os ouvidos com queixas sobre o comportamento dos mancebos. Um dia, ela foi tomar um chope e conheceu um amigo mais velho do irmão. "Eu imaginei até que ele fosse mais jovem no começo, porque ele era muito descontraído, espirituoso, jovial mesmo. E era gostoso, tinha um porte músculo muito atraente", conta ela. Não precisa nem dizer que virou freguesa. "Eles são mais compreensivos, atenciosos, educados, generosos. Não invadem seu espaço, não são insistentes", derrete-se a Dóris. Quem também é da turma é a atriz Guilhermina Guinle, casada com o José Wilker, 27 anos mais "curtido". "Homens dessa idade não estão mais naquela fase do chope com os amigos. Estão mais tranqüilos com a vida e, além de tudo, têm mais conteúdo. Cres?o mais ao lado do Z?", diz.

Entre quatro paredes, tanta vivência e solicitude também fazem a diferença. Quem confirma é a vendedora Alexandra Ketzer, 27 anos, namorada de um gerente de operações 14 anos mais velho. Antes dele, ela só tinha tido experiências com caras da sua idade. "Mudou o meu conceito de sexo, que passou a ser uma coisa mais demorada, menos ansiosa, exorcizei o fantasma da ejaculação precoce. A relação também é mais carinhosa, ele é solícito, se preocupa em me dar prazer", comenta. No quesito sexo, Alexandra só conseguiu contabilizar uma desvantagem. "Quando você está com aquelas vontades de frenesi louco, não dá muito certo. Ele demora mais tempo pra conseguir retomar os trabalhos depois que chega ao orgasmo. Mas ele me satisfaz com o ritmo dele, não fico toda nervosa pra um bis", reconhece.

É claro que, embora eu seja uma fervorosa fé dos coroas, não podemos esquecer da nossa responsabilidade nessa escolha. Como garotões espetaculares, há também "tios" chaves-de-cadeia. "Ele começou muito sedutor, mas no final da primeira semana, eu já estava em pânico", conta a minha amiga de infância Júlia Villaroel, numa história que já virou um clássico de sua vida. "O cara era muito carente, já tinha tido sei lá quantas mulheres. Com todas, tinha alguma coisa mal resolvida. Me chamava de mulher da vida dele, me telefonava toda hora, um inferno. Até hoje ele me procura de vez em quando", conta. A questão dos filhos, que eles eventualmente têm, é outra que deve ser levada em conta. Muitos se sentem mal com outra mulher que não a ex-esposa na frente deles e levam uma espécie de vida dupla. Eu mesma tive um namorado assim, que me escondia dos filhos já adolescentes, e me fazia sentir péssima, uma amante.

A maravilhosa psicóloga e psicodramatista Márcia Homem de Mello acrescenta que relações entre mulheres e homens mais velhos têm outros elementos que atraem as pedras da sociedade. "Ás vezes, a mulher mais nova é tida como interesseira, principalmente se o homem tem uma boa posição social. Já o homem pode ser alvo de pressões por ser chamado de ridículo, inadequado", comenta. Muita gente não agüenta os efeitos e desiste, como aconteceu com uma ex-colega minha de redação. Ela e um cara 20 anos mais velho se apaixonaram, mas depois de tanto ouvir pelos cantos que seu namoro era na verdade um golpe do baú, terminou tudo. Hoje está muito bem casada, com um homem da idade dela. O negócio é esse mesmo: saber escolher e não fechar as portas para as boas possibilidades da vida. Sua alma gêmea pode ter desembarcado nesse mundo um bom tempo antes de você chegar, só para estar mais bem preparado para esse encontro. 

bottom of page