Psy_Coterapeuta
A sua terapia online desde 1999
Um exemplo de golpe que utiliza as Redes Sociais
E brinca com as emoções e as carências humanas.
Por: Márcia Homem de Mello© - Agosto de 2020
Os golpes ganham velocidade nas redes sociais, um campo vasto e as possibilidades variam, conforme são descobertos e divulgados.
As tentativas de ludibriar pessoas carentes, com autoestima baixa e dificuldades de relacionar-se, que passaram por alguma desilusão amorosa, para todas as idades e opções de gênero, continuam com o mesmo formato, desde que a Internet surgiu, migram de plataforma ou usam várias delas. Os perfis falsos nascem, para morrerem dias depois, enquanto outros são criados.
O Instagram está cada vez mais chato, depois que se tornou alvo principal desses golpistas. Na maioria das vezes, começa após a publicação de uma foto pessoal. As curtidas de perfis desconhecidos, recém-criados, com poucos seguidos e seguidores, acontecem de imediato e continuam ao longo de algumas horas. O reservado é invadido por mensagens, insinuantes, invasivas e cheias de recados prontos.
Se no perfil houver um número de contacto, eles não se intimidam em ligar ou adicionar no WhatsApp. Assim o golpe dá continuidade num modo mais intimista, já em outra rede social, com a possibilidade de enviar links por SMS. As ligações também são insistentes, de prefixos estranhos aos da região local.
Para exemplificar melhor, com a intenção de poupar mais pessoas de caírem nessas abordagens, vou procurar detalhar, utilizando uma conversa com um desses perfis falsos. A ideia veio em conjunto após assistir o filme "Dirty John", que para além de ser verídico, tem muitas semelhanças do que é praticado nas redes. Porque se os golpes continuam, é sempre por haver quem ainda hoje, morda a isca.
Tudo começa assim: No meu Instagram, no dia 27/07/20, fiz uma publicação com uma foto minha, pois já tinha como objetivo captar algum desses perfis. Só não sabia se seria pelo próprio Instagram ou se migraria para o WhatsApp.
Não demorou muito para os falsos iniciarem as abordagens, em reservado no próprio Instagram. A conversa é sempre a mesma, com elogios a foto, com "sotaques" escritos de maneira estranha, alguns em inglês, francês e espanhol, mas já recebi em outros idiomas.
Os perfis com abordagem de marketing, apesar de irritantes, não são falsos, mas usam
APP que geram publicações robotizadas. Ao lado, o print do perfil que me abordou pelo WhatsApp, depois de seguir-me no Instagram, ficou mais interessante para documentar.
Detalhes comuns nesses perfis: Sempre têm mais "a seguir" do que "seguidores". Poucas publicações, na maioria das vezes, com poucos dias, semanas, não costumam ultrapassar dois meses.
Um detalhe não comum: conta privada. Geralmente são públicas, costumam ter fotos com crianças, animais de estimação, com flores, praias, corpos malhados, em cenários que exibem alguma condição financeira elevada, com carros e ambientes de luxo. Objetivo é passar uma imagem romântica, de sucesso e família. Publicarei exemplos no final.
Esse é o verdadeiro dono das fotos, com conta verificada no Instagram. Enviei para ele alguns prints, mas não deve ser a primeira vez que isso acontece. Os famosos são tão vitimas, quanto aqueles que levam os golpes.
Ao adicionar-me no WhatsApp, enviou uma foto. Enquanto eu aproveitava para dar prints nas informações. Também busquei através do Google, imagens semelhantes com a foto enviada. Surpresas? Nenhuma, há vários cadastros com a mesma foto no Instagram, no LinkedIn e no Facebook com denúncias de perfil falso nas comunidades, entre outras.
Fica a primeira dica: o Google permite faz muito tempo a busca por imagens semelhantes. É só fazer download dela, no local indicado da busca.
Decidi que iria variar o tom, entre facilidade e dificuldade, afinal, as minhas informações são claras nas redes sociais. Não queria perder também o "peixe" do anzol, um dia de caça.
Vão perceber que não minto, mas fui irónica na maior parte das vezes, mas textos não tem tom de voz. Se eles utilizam tradutor, fica mais difícil ainda, se não houver uso de emoticons.
Dica: as minhas configurações omitem a foto e mais informações, para quem não está adicionado. A maneira como configura as suas redes sociais, é um fator importante.
Esteja atento ao que publica, mesmo que a sua configuração seja privativa, não impede que as pessoas que estão adicionadas, façam copias das publicações. Fique ciente que absolutamente TUDO que publicar, deixa de ser privado.
Omitir a foto do WhatsApp deixou o estranho inseguro de estar a conversar com a pessoa do perfil do Instagram. Afinal, o próprio golpista não era confiável. As informações solicitadas estão todas disponíveis no meu perfil, que ele havia adicionado.
Segurança em primeiro lugar: o objetivo de alguns perfis é buscar uma forma de conseguir um IP ou maneira de invadir os smartphones ou computadores. Por isso enviam arquivos, assim induzem a pessoa a fazer a mesma coisa.
Podem tentar completar uma ligação enquanto clonam o número. Não atenda ligações com prefixos diferentes aos habituais de sua convivência.
No mesmo dia, recebi um SMS com o link de um Sorteio de IPhone que eu teria sido premiada. É outro jeito de conseguir invadir os eletrónicos, pois ao acessar o link, permito a instalação de vírus que rouba senhas, contas bancárias, das redes sociais, enfim, o estrago é grande. Podem conversar com amigos e solicitarem depósitos. Alguns cobram para devolver os acessos.
Essa informação é a mesma de um dos perfis falsos do Linkedin, mas com outro nome.
E a sedução inicia, quando passa a imagem de exclusividade na conversa. Não há um público específico para dar golpe, qualquer idade, país, gênero, crença, o que vale é a ingenuidade, carência e abertura para conversa.
Aqui eu não percebo se ele não entende a ironia por conta da diferença de idioma, ou se faz de desentendido propositadamente. Passei a inserir emoticons.
Mas, gente, estamos em 2020, as crianças já nascem com redes sociais. COMO ASSIM ELE É NOVO na rede???? hahahahaha
Ele já descobriu onde moro? Foi olhar no perfil? Não!!!!!! Faz parte da abordagem parecer intimo e disposto a vencer distancias por amor. (alguém dá-me um emoticon de olhinhos revirados e enjoado)
Algumas pessoas aqui já entram em pânico e imaginam que estão sendo perseguidas.
Alerta MUITOS textâos no modo ctrl + C, ctrl + V.
Percebam na sequência que não há muita interatividade.
O tradutor faz a conversa ficar ridícula e sem nexo algumas vezes. Outros trechos ficam bem engraçados.
Aqui é cómico, o que ele queria dizer com personagens? Seriam características, qualidades, personalidade?
Ele é honesto, gente!!!!!!!!!!!!!! hahahahaha
Quando pergunto o seu nome no Instagram, envia-me um print da tela com as três publicações, que em modo privado, não visualizo.
Nesse mesmo print da tela, percebi que só havia 2% de bateria e claro que aproveitei a informação, para que ele pudesse notar que era atenta e detalhista.
Ignora o comentário, novamente pede foto.
Aqui a conversa termina de noite. Quando ele enviou outro textão copiado e colado, já dormia. Resolvi não responder quando acordei, vamos analisar o grau de insistência, paciência.
Sem bom dia, mal-educado, não é?
Voltamos a dia anterior, assim ele não se perde no copiar e colar.
Os textos chamam atenção para detalhes que captam pessoas carentes, com desejos de constituir família. Pareceu-me que ele adapta conforme o rumo da conversa.
Sono? Mas gente, quantas horas de diferença pode estar esse ser? Ou são os detalhes do copiar e colar que não se preocupam nem em corrigir?
Dica: importe-se com o conteúdo da conversa, com as informações passadas, o seu (você, vítima do golpista) objetivo é destruir o cenário perfeito que eles constroem. Perguntem MUITO sobre eles, mas NÃO deem informações pessoais. Pesquisem o que dizem, enquanto a conversa acontece. E desconfiem sempre desse mundo encatado, ele de fato, não existe!
No caso aqui, a minha intenção era mantê-lo na isca, se pressionasse muito, ele poderia escapar ao anzol.
Comecei a ficar com nauseas de tanto doce que escorria da tela.
Será que ele entenderia o jogo de falar sobre ele através de espelho?
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
Alguém me acorda quando ele terminar?!
Vamos colocar uma pressão, ser mais direta, senão ia vomitar no teclado!
Será se souber que já percebi o copiar e colar, muda a atitude?
Isso na escuta de pessoas ingénuas, com questões de autoestima em baixa, a procura do príncipe ou princesa, são sonhos encantados tornando-se reais! Quantas notícias de pessoas que somem depois de conversas na Internet? Ou que levaram golpe financeiro? Raptos, pessoas desaparecidas?
Encontrar pessoalmente, será que eles aceitam? Nesse momento pensei nas redes de tráficos humanos. E se fosse o caso? E se ele marcasse? A situação ia ficar séria demais para a proposta inicial.
Segue o copiar e colar.......... ZZZZZZZZZZZZZ
Não contei a quantidade de vezes que a pessoa enfatiza a honestidade, fidelidade, confiança, aliadas a sentimentos, intenção de afeto!
Ele confia em mim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dica: percebam que a interação é péssima e acontece poucas vezes, assim não é necessário dar detalhes e informações. Sabem quando um vendedor não dá tempo para o cliente pensar? A estratégia é parecida. Seduzir com palavras bonitas, enaltecer qualidades e fazer promessas.
Aqui eu ri alto!
Alguém ficou atrapalhado (a) com o copiar e colar!
Teria sido o medo de não responder mais às mensagens?
Quem é da geração das salas de bate-papo, viu MUITO isso acontecer com aqueles que conversavam com outras pessoas ao mesmo tempo.
Precisava apontar isso para a pessoa, por mais que a escrita pareça preconceituosa, queria demonstrar a percepção dos erros de comunicação.
Voltamos a "sinceridade" e afeto.
Amor, luta, espera...EXCLUSIVIDADE!
Será que mandaria audio para provar que é homem do outro lado?
Nada feito.
Cansei desse mel todo.
Vamos começar a finalizar essa "brincadeira".
AHHHHHHH Não!!!!! Agora foi apelação!!!!!
Dica: no texto, uma demonstração de adaptação ou mudança de discurso. O contexto religioso pode ser utilizado para dar mais credibilidade e fortalecer o vínculo. Podem utilizar também o que for fornecido de informações vindas da pessoa com quem conversam, para alimentar a interação.
Um pouco antes de encerrar essa conversa, recebi outro SMS, de uma SARA, com a informação de que o valor pago de um envio postal estava errado. Que deveria aceder ao link para complementar o valor. Será que a Sara sentou-se, para não ficar cansada na espera?
Assim a conversa encerrou.
A única mentira contada, dessa palhaçada toda, da minha parte.
Como não houve mais resposta, mandei mais uma mensagem, que mostra que não foi recebida.
Alguém desligou o telefone com medo???
Apesar de já ter feito um serviço de caça a pedófilos para um software, saber que essas situações ainda acontecem, só demonstra o quão é importante informar.
Aqui foi a primeira tentativa de caçar um "rato", mas não deu certo. Esse surgiu também no Instagram, mas veio depois de uma publicação de uma foto minha no histórico.
Das coisas que amo no Twitter, que até hoje, é uma das melhores Redes Sociais.
Alguns exemplos de perfis falsos e as semelhanças entre eles. Não poupam nem fotos com crianças.
Alguns perfis falsos ganham profissionalismo ao terem contas em outras redes, para dar credibilidade, como no LinkedIn, por exemplo.
Outros são bem amadores, a intenção pode ser apenas para uma conversa sexual ou encontro sem comprometer vida pessoal.
Os perfis aqui são masculinos, porque são eles que procuram-me nas redes. Isso nem de longe, significa que não há perfis falsos femininos para atingir o público masculino. Há também uma quantidade considerável de perfis falsos para o público LGBT.