Psy_Coterapeuta
A sua terapia online desde 1999
"Virtual: Que está predeterminado e que contém todas as condições essenciais à sua realização." Dicionário Aurélio
Depois de conhecer um pouco da Teoria do Psicodrama, vamos compreender melhor alguns aspectos de quem frequenta as salas e/ou serviços e chat e/ou bate-papo. Poderemos também passar a ver melhor o mundo de quem navega na Internet, a nova postura, o novo comportamento, as novas ações e a nova forma de se expressar destas pessoas.
Na vida assumimos o tempo todo papeis para cada situação que enfrentamos, somos filhos, pais, avós, alunos, professores, chefes, empregados, amigos, marido, esposa, irmão, médicos, doentes,... E para cada papel expressamos uma emoção, um sentimento, um comportamento, uma ação diferente, de acordo com o a exigência do papel interpretado no momento.
Nos relacionamos com pessoas que também estão interpretando seus papeis de acordo com o meio. E cabe a nós e ao outro entender o papel demonstrado. A compreensão deste papel, está dentro do modelo de vida de quem recebe a informação, mais do que quem envia. E em certos momentos temos mais de um papel a ser interpretado, colocamos máscaras para agir e comunicar com o outro e nem nos damos conta que as vezes misturamos os papeis, trocamos as máscaras e não conseguimos a comunicação e relacionamentos adequados.
A evolução dos tempos nos vai dando mais papeis que precisamos assumir, e nos últimos tempos, precisamos aprender a ser, operadores de computadores, instrutores de informática, programadores, analistas, e agora, somos virtuais.
Sendo um "ser virtual", é possível assumir qualquer papel, vestir qualquer máscara. Pode-se usar os papeis ou máscaras que já nos são mais comuns, pois são os assumidos no dia-a-dia, ou ainda, papeis que nunca sequer se podia imaginar a possibilidade de assumir. Alguém já percebeu a dimensão disso? Qual o tamanho deste novo comportamento, desse novo papel?
Para cada papel assumido, é necessária uma transmissão de informações ao meio, seja ele gestual, falado, escrito, imaginário e agora, virtual.
As formas já conhecidas e amplamente utilizadas de comunicação, se vêem frente a uma mais rápida, dinâmica e interativa das comunicações.
Como toda comunicação, precisamos de emissores e receptores. A forma de transmissão da mensagem é que vai possibilitar a compreensão ou não da mesma. Antigamente os povos se comunicavam via desenhos, símbolos, hoje via escrita e falada e ainda, a gestual.
Sonhos...
"Eu me conto em segredo, em verdades ocultas
que sempre soube mas que não podia
saber. E, neste jogo ardiloso, vou
descobrindo, surpreso e perplexo, aquilo
que sou mas que não podia ser. Mas,
sempre fui sem poder saber!
Eu sonho!"
"Um dia sonhei que era EU e quando
acordei descobri que vivia um NÃO-EU
Mas, em que enrascada danada eu tinha me metido,
Pois vivia no sonho e sonhava na vida."
Victor R. C. da Silva Dias